Oferta dos portes de envio em compras superiores a 55€ - Entregas até 3 dias úteis
Home > Consultas > Pós parto

Pós parto

O puerpério é um período desafiante para o casal e em particular para a mulher/mãe. As alterações fisiológicas e desconfortos da gravidez ainda presentes acrescidos aos da via do parto, a labilidade emocional, os cuidados ao bebé, a adaptação a novos papeis e rotinas, o cansaço e a privação do sono torna esta fase muito exigente e desafiante para os casais.  Para dar resposta de forma personalizada às necessidades de cada mulher/casal, o Mimo Natura disponibiliza consultas presencias ou online.


Amamentar é o ato fisiológico de alimentar o bebé. O leite materno tem características únicas que garante a nutrição e desenvolvimento saudável do bebé promovendo a recuperação da mamã. Promove laços afetivos únicos entre mãe e bebé sob o olhar atento e cuidador do pai.

Amamentar é uma conquista que exige por parte da mãe resiliência e persistência porque o inicio é desafiante dado que mãe e bebé estão a iniciar o seu próprio processo de aprendizagem mutuo que é tão mais facilitador se for objetivo do casal e ambos estiverem informados e acreditarem na natureza.

A consulta tem como objetivo a resolução de problemas mamários, dotar os pais de competências práticas promotoras da manutenção da amamentação e tornar este ato prazerosa para a mulher e casal.

- promover a pega e posicionamento correto

- identificar e tratar os problemas mamários que comprometem a manutenção da amamentação

- avaliar a perda de peso fisiológico e o aumento ponderal do bebé

- importância do descanso materno e a manutenção da amamentação

- suplementação com leite materno versus leite adaptado se necessário

- matériais de apoio á extração e administração de leite

- quando utilizar um sistema de nutrição suplementar

- extração versus recolha e conservação do leite materno

- higienizar e esterilizar os matérias de apoio

- o regresso ao trabalho e manutenção da amamentação

- desmame natural versus desmame por opção materna

 

PORQUÊ TER CONSULTAS COM UMA CONSELHEIRA EM ALEITAMENTO MATERNO CERTIFICADA pela OMS/Unicef

Possui conhecimentos qualificados e competências reconhecidas sobre aleitamento materno, para além da vasta experiência prática adquirida ao longo de mais de 3 décadas a apoio a famílias na prática hospitalar e no Mimo Natura.

Segue os pressupostos da OMS e da UNICEF em aleitamento materno

Desenvolve um plano de acompanhamento personalizado e ajustado às características de cada mamã e seu bebé potenciando uma amamentação prazerosa e a sua manutenção enquanto a díade mamã/bebé o desejar

 

Sabia que o cubo central do Mimo Natura é um “cantinho amamentação”  para as nossas colaboradoras e para todos os pais que diariamente nos visitam.

Ref: ENF-CAM

Como resultado das alterações físicas e hormonais da gravidez e do parto a mulher sofre modificação da função dos músculos do pavimento pélvico e da função da musculatura abdominal, particularmente devida à ocorrência da diástase (afastamento) do músculo recto abdominal.

A avaliação destas estruturas irá permitir à mulher tomar decisões sobre o futuro da sua saúde pélvica, sendo aconselhada pela Fisioterapeuta de acordo com as necessidades identificadas. Podendo dar lugar a uma proposta de tratamento em Fisioterapia Pélvica, frequência do Curso de Recuperação Pós Parto ou aconselhamento sobre estilo de vida e adequação da actividade física à sua condição.


O sucesso da recuperação de um parto terá influência nas gravidezes e pós-parto seguintes, assim como na qualidade da atividade sexual e de vida da mulher em todas as fases do ciclo de vida.

 

Ref: FISIO-AAP

No período do pós-parto a fisioterapia pélvica visa a recuperação da mulher, procurando restaurar o estado pré gravidico através de:

- Fortalecimento muscular (pavimento pélvico, abdominal, lombar).

- Melhoria/normalização do padrão respiratório.

- Correção postural.

- Prevenção/alivio de dores ou desconfortos.

- Tratamento de cicatrizes (laceração, episiotomia ou cesariana).

- Alteração de hábitos/comportamentos promovendo melhoria da saúde pélvica da mulher.

- Preparar o reinicio da atividade sexual.

- Acompanhamento na retoma da atividade física.

Se após o parto tem incontinência urinária, de esforço ou sem causa aparente, agende já a consulta para avaliação da situação e intervenção precoce.

O bem-estar físico e emocional, melhora a autoestima da mulher proporcionando um pós-parto mais prazeroso e seguro para toda a família.

 

Ref: FISIO-UROG

Na gravidez, devido às alterações hormonais, posturais e á compressão do útero sobre as principais veias de retorno do sangue ao coração, é muito frequente o aparecimento de sintomas como sensação de peso e cansaço nas pernas, retenção de líquidos, sensação de formigueiro, aparecimento de derrames, varizes e dor.

Todas estas alterações estão também presentes no pós-parto, podendo, inclusivé, haver um aumento significativo da retenção de liquidos aquando de um trabalho de parto prolongado e/ou de um parto por cesariana.

A DL é a massagem mais segura e mais usada no pré e pós-parto para alívio dos sintomas mencionados, prevenção dos transtornos a nível circulatório, ajuda a eliminar líquidos e toxinas retidas no organismo. Nesta são usadas técnicas manuais muito leves com o objetivo estimular e melhorar o funcionamento do sistema linfático e circulatório.

A DL proporciona um bem-estar físico e emocional melhorando a autoestima da mulher proporcionando-lhe uma maternidade mais prazerosa, saudável e feliz.

 

Ref: FISIO-MT1

Esta consulta é dirigida às recém-mamãs.

Se for uma primeira consulta é feita a análise da história clínica, a avaliação antropométrica com avaliação do ganho de peso durante a gravidez (nas consultas online os dados antropométricos – peso, altura, perímetro abdominal são fornecidos pelo paciente) bem como o levantamento dos hábitos alimentares para avaliação das rotinas alimentares e da ingestão nutricional.

Após o nascimento do bebé pretende-se ajudar a mãe na recuperação da sua forma física sendo para isso feito um trabalho de orientação/educação alimentar adequado às necessidades energéticas e nutricionais da mãe nesta fase.

São ainda dados conselhos acerca da alimentação da mãe durante a amamentação, procurando assegurar um estado nutricional adequado da mãe, orientar a mãe para escolhas alimentares seguras que não ponham em risco a saúde do bebé e ainda esclarecer dúvidas e mitos que surgem frequentemente nesta fase.

Duração da Primeira Consulta - 1 hora e 30 minutos.

Duração das Consultas de Seguimento - 30 minutos

Todas as consultas incluem um acompanhamento via WhatsApp para esclarecimento de dúvidas pós-consulta.

 

Ref: AMN-NUTRI

Tornar-se pais é maravilhoso mas desafiante, é uma experiencia enriquecedora e única mas que poem a prova a resiliência e a capacidade de adaptação à nova dinâmica da vida do casal, a reorganização do corpo da mulher e o  cuidar do bebé.

A consulta de orientação no pós-parto tem por objetivo apoiar e acompanhar os recém-papás a ultrapassar de forma positiva os obstáculos, anseios e duvidas após  nascimento do bebé.

Nesta consulta a enfermeira parteira esclarece as dúvidas relativas:

- cuidados de higiene ao bebé

- o colo seguro e a atividade materna

- o sono tranquilo e seguro

- avaliar a involução uterina, a cicatriz perineal ou abdominal - efetuar retirada de agrafos e fazer penso, as mamas

-   reorganização da dinâmica familiar e das atividades de vida diária.

Acreditamos, com base no conhecimento cientifico e na nossa experiência no apoio e acompanhamento dos casais no pós-parto, que as consultas em saúde promovem a confiança das futuras mamãs, e papás, potenciam a parentalidade consciente e feliz.

 

Ref: ENF-CAM

A terapia osteopática no pós-parto centra-se:

 - Quer tratamento de lesões abdominais e disfunções pélvicas causadas pela alteração da postura física imposta pela gravidez e pela mecânica corporal exercida pela mamã durante o trabalho de parto.

 - Quer na intervenção ao nível das modificações corporais sofridas pela mamã após o parto, devido por exemplo à produção de leite materno, e ao nível emocional, devido aos factores internos e externos que a afetam psicologicamente.

Nas nossas consultas de osteopatia no pós-parto ajudamos a mamã a superar esta fase da maternidade de forma mais positiva, saudável e sem dor, oferecendo-lhe uma terapia especializada na recuperação do seu corpo de forma a:

 - Assegurar a normal funcionalidade da região pélvica, sujeita a maior stress durante o parto,

 - Aliviar a dor da incisão abdominal decorrente da cesariana.

 - Minimizar as dores cervicais e/ou dorsais resultantes da amamentação.

A osteopatia no pós-parto corresponde a uma terapia não-invasiva, manual e sem recurso a medicação.

 

Ref: ENF-OSTEO

A transição para a parentalidade é considerada uma fase crítica do ciclo vital da vida do casal. Enquanto período de crise desenvolvimental pode desencadear perturbações psicológicas, entendidas como uma dificuldade da mulher em se adaptar às mudanças decorrentes do nascimento do bebé. Hoje sabemos que a psicopatologia é mais elevada nos momentos que se relacionam com a transição para a parentalidade, do que em qualquer outro momento da vida da mulher. A consulta de Psicologia no Pós-parto foca as questões relacionadas com este período crítico do ciclo de vida da mulher (e do homem), pelo que a intervenção centra-se em (entre outras):

- Experiência do nascimento - do bebé, da mãe e do pai.

- Adopção de novos papéis e responsabilidades (decorrentes do nascimento do bebé).

- Experiência da amamentação.

- Questões relacionadas com a auto-imagem da mulher, no pós-parto.

- Relação entre maternidade e sexualidade.

- Psicopatologia no pós-parto.

 

Ref: C-PSI

As cicatrizes decorrentes do parto, sejam elas perineais (episiotomia ou laceração) ou abdominais (cesariana) devem ser avaliadas e tratadas adequadamente.

As aderências ou fibroses cicatriciais são causa de dor ou desconforto para as mulheres no pós parto principalmente nas relações sexuais, resultando muitas vezes no adiamento ao retorno da actividade sexual pelo medo de sentir dor,  mas também causam restrições de mobilidade, implicando alterações posturais.

A massagem cicatricial será um recurso importante para conseguir redução das aderências, reduzir o risco de fazer coloide ou seja uma recuperação integral da região cicatricial.

 

 

Ref: FISIO-GF

também poderá gostar

Domicilio
Infância
Ciclo de vida da mulher